Aplicação do pensamento Lean Office e mapeamento do fluxo de valor no processo de concepção de unidades bancárias de uma empresa do setor financeiro

Autores

  • Nelson Antônio Calsavara

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v11i3.1464

Resumo

O presente trabalho objetiva realizar uma análise crítica dos efeitos da aplicação do Lean Office no processo de concepção de unidades bancárias de uma empresa do setor financeiro e como a implementação desse pensamento pode contribuir com a produtividade, reduzindo tempo de execução. Realizada uma revisão de literatura a respeito do Sistema Toyota de Produção e estudos sobre seus métodos, com avanço para o pensamento enxuto e consequente aplicação do Lean em serviços e Office. Realizado um levantamento bibliográfico e documental sobre os conceitos de Lean e os procedimentos para abertura de agências bancárias. Elaborado o Mapa do Estado Atual modelando os procedimentos operacionais atuais. Após a identificação e análise dos desperdícios, foram propostas redução de prazo, eliminação e agrupamento de etapas, com a consequente realização do Mapa do Estado Futuro, a implantação e acompanhamento das etapas, bem assim, a mensuração dos ganhos estimados de tempo na operação, sendo observada, uma redução estimada de 45% do prazo, em dias, do início ao final do processo, concluindo-se que a implantação do Pensamento Lean Office contribuiu com o processo.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Calsavara, N. A. (2016). Aplicação do pensamento Lean Office e mapeamento do fluxo de valor no processo de concepção de unidades bancárias de uma empresa do setor financeiro. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 11(3), 105. https://doi.org/10.15675/gepros.v11i3.1464

Edição

Seção

Artigos