Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1177Resumo
A estagnação da economia tem aumentado à competição e a incerteza no setor industrial. Tendencias como o aumento na proliferação da variedade de produtos e a exigencia por customização de produtos tem contribuído para dificultar a previsão da demanda, devido ao aumento da incerteza da demanda dos produtos finais. Nesse novo contexto competitivo, não é possível mais empregar o processo da cadeia suprimentos tradicional “um formato atende a todos” (“one-size-fits-all”) com políticas únicas para todos os produtos porque esta prática pode levar a perdas de rentabilidade significativas, devido ao aumento nos niveis de estoque e vendas perdidas. No entanto, a pesquisa em cadeias de suprimentos tem dado relativamente pouca atenção para a necessidade de empregar diferentes estratégias de cadeia de suprimentos de forma segmentada bem como desenvolver e gerenciar essas múltiplas estratégias de cadeias de suprimentos de forma simultanea. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem para seleção de um portfólio de estratégias de postergação baseado na para segmentação da cadeia de suprimentos baseada na análise do perfil da demanda (análise volume-variedade) e uma ferramenta para auxiliar na seleção de estratégias de postergação impulsionado pelo segmento de clientes-produtos e de suas respectivas proposições de valor.
Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos. Segmentação. Postergação. Portfólio.
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