Implantação de metodologia de análise do valor agregado em uma indústria metalúrgica de produtos sob encomenda

Autores

  • Paulo Cesar Mayer
  • Alessandra Costenaro Maciel
  • Daniel Knebel Baggio
  • Dieter Rugard Siedenberg

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1178

Resumo

Este trabalho aborda a implantação de uma metodologia de análise do valor agregado em um posto de trabalho onde são processadas chapas de aço através de operações por oxicorte numa máquina CNC (comando numérico computadorizado). O método utilizado baseou-se num estudo de caso, seguido da pesquisa descritiva por meio da observação e registro dos movimentos do trabalho. Para esta finalidade foram definidos todos os movimentos e tarefas dos operadores e da máquina, sendo classificados segundo os conceitos adotados por Ohno (2002). As respectivas cronoanálises ocorreram no período de março a junho de 2010 e posteriormente foram realizadas melhorias em todo o posto de trabalho, possibilitando eliminação e redução de perdas, aumento significativo do valor agregado e aumento de ocupação da máquina. Através deste estudo de caso foi possível constatar que os entendimentos de Ohno (2002) sobre valor agregado desenvolvido para uma indústria automobilística manufaturando um produto padrão, são perfeitamente aplicáveis a uma empresa que trabalha com um sistema de produção sob projeto e que não manufatura produtos padronizados.

Palavras-chave: Sistema Toyota de Produção. Trabalho com Valor Agregado. Cronoanálises de Processos. Melhoria de Processos.

Downloads

Publicado

2015-03-04

Como Citar

Mayer, P. C., Maciel, A. C., Baggio, D. K., & Siedenberg, D. R. (2015). Implantação de metodologia de análise do valor agregado em uma indústria metalúrgica de produtos sob encomenda. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 10(1), 177. https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1178

Edição

Seção

Artigos