A busca da competitividade pela formação de rede de empresas: um estudo na Central Mais Supermercados

Autores

  • Claudete Fogliato Ribeiro
  • Lindiane da Veiga Baisch
  • Luis Henrique Ramos Camfield

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.118

Resumo

A formação de redes de empresas representa importante estratégia interempresarial, para a promoção do desenvolvimento e de vantagens competitivas. A globalização da economia e seus efeitos, principalmente relacionados com os avanços da tecnologia e a concorrência acirrada, impõem às empresas a necessidade de buscar inovações e novos métodos de administração. Acredita-se que a temática do estudo é relevante, pois se trata de um assunto ainda recente, necessitando assim, de conhecimento mais profundo, por parte do universo acadêmico e empresarial. O estudo buscou aprofundar o conhecimento teórico, através de uma análise crítica, diagnosticando a percepção dos empresários quanto aos resultados alcançados após integrarem uma rede de empresas. Como método de estudo, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, composta de pesquisa bibliográfica e de campo. O estudo permitiu identificar e analisar as principais vantagens, satisfações e insatisfações junto ao desenvolvimento das atividades operacionais da Central Mais Supermercado, localizada em Santa Maria (RS). Este artigo ressalta a importância da formação de Redes de Empresas, como estratégia de competitividade, sobrevivência e alternativa, para que as empresas do ramo supermercadista possam cumprir o seu papel econômico e social, buscando redução de custos e oferecendo serviços e produtos com qualidade, proporcionando a conquista da clientela. Palaras-chave: Rede de Empresas; Competitividade; Estratégia.

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Publicado

2006-12-01

Como Citar

Ribeiro, C. F., Baisch, L. da V., & Camfield, L. H. R. (2006). A busca da competitividade pela formação de rede de empresas: um estudo na Central Mais Supermercados. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (3), Pag. 25. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.118

Edição

Seção

Artigos