Desafios na incubação e sobrevivência no mercado: estudo multicaso em cooperativas de artesanato e confecção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i3.1224Resumo
O artigo investiga as trajetórias e os desafios no processo de incubação e sobrevivência cooperativas de artesanato e confecção no mercado competitivo. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e entrevistas semi-estruturadas foram conduzidas com atores-chaves de três cooperativas, a fim de avaliar o processo de incubação na Universidade Federal do Ceará, os desafios e as soluções encontradas para atuarem em um mercado competitivo e as características organizacionais comuns. A trajetória histórica evidenciou os momentos críticos, os fatores de sucesso e as principais dificuldades no processo de implantação das cooperativas. Conclui-se que as cooperativas apresentam-se como ambientes propícios a inclusão social, com reflexos positivos na melhoria da qualidade de vida dos sócio-cooperados. Contudo, demandam significativas melhorias organizacionais para alcançarem um desempenho financeiro satisfatório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.