Percepção e análise do programa 5S em uma empresa prestadora de serviço

Autores

  • André Luiz Emmel Silva
  • Lucas Vinícius Reis
  • Leonardo Moraes Aguiar Lima dos Santos
  • Mauricio Sandim
  • Zora Ionara Soares Pereira

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v11i3.1447

Resumo

Perante a importância que representa o setor de serviços em nossa economia, cresce a aplicação de conceitos e técnicas para sua administração e modelos que visam aperfeiçoar sua qualidade. Este artigo tem por objetivo analisar os principais aspectos do programa 5S na fase de implantação e no decorrer de sua evolução em uma empresa prestadora de serviços. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, implementada através de um estudo de caso estruturado em 6 etapas. A empresa em estudo possui grande atuação no cenário nacional e por consequência uma elevada quantidade de documentos circulando pelos diferentes setores diariamente, o que gerou a necessidade de implantação de uma metodologia capaz de racionalizar a administração do fluxo de documentos e desburocratizar as atividades de seus colaboradores. Identificou-se que o programa 5S trouxe para a empresa uma maior eficiência administrativa e um ambiente de trabalho mais agradável, seguro e organizado, motivando os funcionários, reduzindo custos e trazendo vantagens competitivas.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

Silva, A. L. E., Reis, L. V., dos Santos, L. M. A. L., Sandim, M., & Pereira, Z. I. S. (2016). Percepção e análise do programa 5S em uma empresa prestadora de serviço. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 11(3), 23. https://doi.org/10.15675/gepros.v11i3.1447

Edição

Seção

Artigos