Percepção e análise do programa 5S em uma empresa prestadora de serviço
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i3.1447Resumo
Perante a importância que representa o setor de serviços em nossa economia, cresce a aplicação de conceitos e técnicas para sua administração e modelos que visam aperfeiçoar sua qualidade. Este artigo tem por objetivo analisar os principais aspectos do programa 5S na fase de implantação e no decorrer de sua evolução em uma empresa prestadora de serviços. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, implementada através de um estudo de caso estruturado em 6 etapas. A empresa em estudo possui grande atuação no cenário nacional e por consequência uma elevada quantidade de documentos circulando pelos diferentes setores diariamente, o que gerou a necessidade de implantação de uma metodologia capaz de racionalizar a administração do fluxo de documentos e desburocratizar as atividades de seus colaboradores. Identificou-se que o programa 5S trouxe para a empresa uma maior eficiência administrativa e um ambiente de trabalho mais agradável, seguro e organizado, motivando os funcionários, reduzindo custos e trazendo vantagens competitivas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.