QFD como instrumento de auto-avaliação nas instituições de ensino superior

Autores

  • Marina Rodrigues Brochado
  • Antônio José Caulliraux Pithon

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.153

Resumo

Este trabalho pretende demonstrar a aplicação de um modelo proposto para avaliação do processo de ensino, utilizando a ferramenta QFD “Quality Function Deployment”, visando fornecer subsídios para a auto-avaliação das Instituições de Ensino Superior – IES estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES. O modelo foi aplicado através de um estudo de caso na disciplina de Gerência da Informação do Curso de Engenharia de Produção do CEFET-RJ. Os resultados demonstram etapas do processo que precisam ser melhoradas, para que as necessidades dos alunos sejam satisfeitas, visando atender às diretrizes do SINAES. Palavras-chave: QFD, Ensino Superior, SINAES.

Downloads

Publicado

2007-06-01

Como Citar

Brochado, M. R., & Pithon, A. J. C. (2007). QFD como instrumento de auto-avaliação nas instituições de ensino superior. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), Pag. 49. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.153

Edição

Seção

Artigos