Otimização do acabamento superficial no torneamento cilíndrico externo de um aço SAE 1045
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i2.1640Resumo
Atualmente as organizações do ramo metal mecânico buscam cada vez mais por qualidade e redução de custos no desenvolvimento de seus produtos. O presente trabalho procede na verificação do acabamento superficial e da rugosidade na usinagem de peças mecânicas. Baseando-se nisso, o estudo visa analisar o perfil de superfícies cilíndricas externas usinadas no torneamento utilizando a variação de dois parâmetros de corte: avanço (fn), e profundidade de corte (ap). Para realização experimental deste trabalho utilizou-se um projeto de experimentos, de fatorial completo 2k. Com a análise estatística será possível identificar qual o melhor parâmetro de corte para a usinagem, buscando como resultado a identificação do melhor acabamento e rugosidade superficial do material trabalhado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.