Projeto de desenvolvimento de bebidas lácteas com soro do leite: um método com uma nova abordagem de PCP
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1842Resumo
O objetivo deste artigo é planejar a produção de bebidas lácteas a partir do soro do leite disponível na Região Litoral Sul da Bahia, por meio de um método estruturado que incorpora uma nova abordagem de Planejamento e Controle da Produção - PCP, ao considerar técnicas de previsão de demanda e simulação computacional. Foi possível definir o público alvo para distribuição das bebidas lácteas, além de todo o escopo para a produção do produto, com a determinação dos parâmetros do modelo, fluxograma do processo, equipamentos, pessoal necessário, estratégias de produção, balanceamento e validação de um cenário ótimo de produção. Este artigo funciona, portanto, como uma proposta de dimensionamento da etapa de produção dentro da cadeia de suprimentos de valorização do soro do leite, além de favorecer, quando as soluções propostas forem implantadas, na geração de emprego e renda e na redução da poluição ocasionada pelo mau aproveitamento deste coproduto pelos produtores de queijo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.