Modelo para alocação de pessoal e seleção dos grupos de folga em uma empresa do setor têxtil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.216Resumo
O escopo deste artigo consiste em resolver o problema de alocação de pessoal e seleção de grupos de folga dos funcionários enquadrados em um determinado setor, de uma indústria têxtil de grande porte. Trata-se de um problema de suma importância para a maioria das organizações, uma vez que é fundamental designar o conjunto de trabalhadores disponíveis, com níveis de aptidão e qualificação distintos, às tarefas mais apropriadas. Assim sendo, um modelo de alocação multidimensional foi construído levando-se em conta as particularidades operacionais e funcionais do setor, além de considerar o benefício associado à alocação de certo funcionário a uma dada sessão do mesmo. A solução ótima encontrada maximizou o beneficio global das alocações, bem como permitiu a identificação dos grupos de folga dos trabalhadores do setor estudado. Palavras-chave: Problema de alocação multidimensional; Grupos de folga; Benefício.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.