Uma análise sistemática da literatura acerca dos métodos de usabilidade aplicáveis a dispositivos móveis
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v15i1.2224Resumo
O artigo apresenta um mapeamento acerca dos métodos de usabilidade aplicados em dispositivos móveis, também retrata a seleção de um portfólio bibliográfico das pesquisas relevantes, segundo a percepção do pesquisador. Este trabalho, qualifica-se como exploratório-descritivo; com abordagens qualitativa e quantitativa; de natureza teórico-ilustrativa. Utilizou-se como instrumento de intervenção o Knowledge Development Process – Construtivist (ProKnow-C). A partir de uma triagem em 17 bases de dados, listou-se 18 artigos alinhados ao tema, para compor o portfólio bibliográfico (PB). Realizou-se uma análise bibliométrica e análise sistêmica, nas quais identificou-se os artigos, periódicos e autores que se destacam nas pesquisas atuais sobre o tema. Os resultados do presente estudo evidenciam o estado da arte, assim como lacunas e oportunidades sobre o tema em questão, podendo ser utilizado como subsídio para outros pesquisadores em investigações futuras.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.