Padronização de Processo na Linha de Montagem de Uma Empresa Multinacional: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2263Resumo
As empresas têm se preocupado em garantir seu espaço no mercado, isto exige cada vez mais que seus produtos sejam de alta qualidade, e tenham lead time cada vez menores. Uma alternativa para se atingir essa meta é a otimização de seu processo produtivo. Diante disso o objetivo deste trabalho é padronizar o processo de montagem de um grupo de componentes de uma empresa multinacional fabricante de máquinas. A metodologia utilizada nesse estudo é bibliográfica através de Lean Manufacturing e Trabalho Padronizado, utilizando como ferramentas para padronização o desenvolvimento do Plano de processo, do Plano de controle e do PFMEA, assim desenvolvendo um novo processo de montagem para os envolvidos. Essas alterações resultaram em uma melhoria no processo de fabricação e montagem do grupo selecionado, reduzindo suas etapas de montagem, custo e lead time, garantindo assim a confiabilidade do processo. Os resultados mostram uma redução de 7% do custo de montagem, o equivalente a R$14.500,00 nas compras anuais do grupo piloto.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.