O impacto da cultura organizacional no sucesso do Lean Manufacturing: uma análise sócio bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2288Resumo
Estudos recentes demonstram a importância da criação e sustentação de uma cultura organizacional apropriada para uma implementação bem-sucedida do Lean Manufacturing. O propósito deste artigo é investigar a produção científica relacionada à cultura Lean nos últimos dez anos para identificar “se” e “como” a cultura organizacional afeta a implementação do Lean Manufacturing, por meio de técnicas como a bibliometria e a sociometria. Os resultados demonstram que a adoção do Lean Manufacturing deveria passar por um processo de mudança cultural, onde o respeito às pessoas, a ênfase no processo de melhoria contínua, o desenvolvimento da liderança, o trabalho em equipe e a orientação ao aprendizado sejam prioridades. A principal contribuição gerencial dessa pesquisa encontra-se no fato de que muitos gestores entendem o lean como um conjunto de ferramentas para trazer resultados imediatos. Porém, a literatura demonstra que os resultados sustentáveis do lean ocorrem quando o mesmo é adotado como uma filosofia gerencial, aliando a aplicação das ferramentas a uma cultura onde as pessoas participam e se sentem motivadas a melhorar continuamente seus processos.
Palavras-chave: Cultura Organizacional. Lean Manufacturing. Bibliometria. Sociometria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.