Combinações de Métodos Quantitativos na Previsão de Demanda de Vendas de Eletrodomésticos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i5.2371Resumo
No atual ambiente globalizado, o aumento da competitividade e a pressão para diminuir custos, tem estimulado as indústrias em aplicar métodos de previsão de demanda mais acurados. Nesse sentindo, o objetivo desse estudo é aplicar métodos individuais de previsão de demanda das famílias ARIMA e Suavização Exponencial e posteriormente combinar os melhores a fim de verificar se a acuracidade das previsões é melhorada. Para isso, são utilizadas séries históricas de três famílias de produtos de uma indústria do ramo de eletrodomésticos. Foram seguidos os passos metodológicos: (i) obtenção dos dados históricos e tratamento preliminar; (ii) aplicação das técnicas de previsão de demanda individuais; (iii) aplicação dos métodos de combinação; e (iv) escolha do modelo de combinação mais acurado. Como resultado, evidenciou-se que somente para família alfa os métodos de combinação aumentaram a acuracidade. Porém, para as famílias beta e gama não foi observado melhorias na acurácia das previsões. Apesar disso, surge como oportunidade de pesquisa a integração de previsões via julgamento de especialistas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.