Avaliação do nível de maturidade do processo de desenvolvimento de produtos de indústria eletroeletrônica
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i5.2457Resumo
A conquista de um estratégico, dinâmico e flexível Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), permite que as empresas ganhem destaque e aumentem suas vendas, podendo melhorar suas participações no mercado, trazendo-lhes vantagem competitiva. Neste contexto, é relevante entender as práticas, procedimentos e ferramentas que compõe e determinam o nível de maturidade do PDP, a fim de estruturá-lo para obter um desempenho superior ao dos concorrentes. Este artigo tem por objetivo avaliar o nível de maturidade do PDP de uma indústria fabricante de eletrodomésticos e produtos eletrônicos. À vista disto, desenvolveu-se um estudo no qual é aplicado o questionário de um modelo de maturidade que considera a avaliação de 5 níveis de maturidade. Em cada nível é preciso obter mediana 4 em todas as questões para ser considerado como nível alcançado. A análise dos dados revelou que atualmente o PDP da indústria encontra-se no nível de maturidade 1, de uma escala de 1 a 5. Um diagnóstico mais detalhado do PDP da indústria é fornecido e a partir dele foram identificadas práticas críticas que ao receberem maior atenção gerencial podem proporcionar um aumento da maturidade de seu PDP.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.