Uma abordagem de inovação incremental em serviços de TI
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.318Resumo
O desafio da inovação segue por diversos caminhos e envolve teorias que, devidamente aplicadas, já fizeram o sucesso de muitas companhias. Para os provedores de Tecnologia da Informação (TI), ela é uma condição imprescindível, na busca de um lugar de destaque no mercado global. Neste contexto, o artigo apresenta, por meio de pesquisa-ação, uma experiência de inovação incremental em serviços de TI. O local de realização desta experiência foi em um Centro de Monitoramento de Infraestrutura de TI, de uma empresa de porte, no segmento de tecnologia da informação. Uma conclusão importante que se chegou, foi a necessidade de execução das iniciativas em prazos curtos, entre a captura da ideia e a sua disseminação. A solução passou pela busca de conhecimento externo em uma universidade e por empresa de consultoria da área. Foram obtidos resultados comerciais e financeiros com diminuição dos custos operacionais, pelo menor esforço do suporte e aumento de negócios, como também, benefícios indiretos da inovação, a exemplo de melhoria na segurança, precisão, eliminação de desperdícios e disponibilidade dos serviços da área. Além disso, o centro passou a ser direcionado para uma visão global e para uma maior flexibilidade, a partir de melhor informação da capacidade atual e futura dos serviços, com melhor informação onde poderiam ser realizadas mudanças com maiores benefícios. Por fim, ocorreu uma melhoria na reputação do provedor de TI e nas certificações dos profissionais e da área, como um todo, gerando diferenciais em novos negócios.
Palavras-chaves: Inovação, Infra-Estrutura de TI, Tecnologia da Informação
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