Uma abordagem de inovação incremental em serviços de TI

Autores

  • Gilmar Souza Santos UNIMEP
  • Fernando Celso de Campos UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.318

Resumo

O desafio da inovação segue por diversos caminhos e envolve teorias que, devidamente aplicadas, já fizeram o sucesso de muitas companhias. Para os provedores de Tecnologia da Informação (TI), ela é uma condição imprescindível, na busca de um lugar de destaque no mercado global. Neste contexto, o artigo apresenta, por meio de pesquisa-ação, uma experiência de inovação incremental em serviços de TI. O local de realização desta experiência foi em um Centro de Monitoramento de Infraestrutura de TI, de uma empresa de porte, no segmento de tecnologia da informação. Uma conclusão importante que se chegou, foi a necessidade de execução das iniciativas em prazos curtos, entre a captura da ideia e a sua disseminação. A solução passou pela busca de conhecimento externo em uma universidade e por empresa de consultoria da área. Foram obtidos resultados comerciais e financeiros com diminuição dos custos operacionais, pelo menor esforço do suporte e aumento de negócios, como também, benefícios indiretos da inovação, a exemplo de melhoria na segurança, precisão, eliminação de desperdícios e disponibilidade dos serviços da área. Além disso, o centro passou a ser direcionado para uma visão global e para uma maior flexibilidade, a partir de melhor informação da capacidade atual e futura dos serviços, com melhor informação onde poderiam ser realizadas mudanças com maiores benefícios. Por fim, ocorreu uma melhoria na reputação do provedor de TI e nas certificações dos profissionais e da área, como um todo, gerando diferenciais em novos negócios.

Palavras-chaves: Inovação, Infra-Estrutura de TI, Tecnologia da Informação

Biografia do Autor

Gilmar Souza Santos, UNIMEP

Doutorando em Engenharia de Produção pela UNIMEP, com foco de pesquisa em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação. Gilmar Santos é um dos cinco brasileiros com a certificação CSQE - Certified Software Quality Engineer da ASQ - American Society for Quality e o primeiro a obter a certificação CGEIT- Governance of Enterprise IT do ISACA. Possui Mestrado em Engenharia de Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), MBA em Economia de Empresas pela FEA/USP (2006), Graduação em Economia pela UCSal e em Tecnologia de Informática pela FIAP. Atualmente é Gerente de Projetos na Diretoria de Inovação & Conhecimento da CPM Braxis em Alphaville, São Paulo, onde responde por projetos de P&D e Inovações. Foi Gerente do Projeto da certificação ISO/IEC 20000 (voltada a gestão de serviços de TI, conquistada pela CPM Braxis em jul/2008). Atuou como Gerente de Projetos e Consutor de TI em grandes empresas pela CPM Braxis (Vale do Rio Doce, Braskem, Chesf, Varig, Construcap, Ultratec e OAS). Possui algumas das principais certificações mundiais em Governança e Gestão de Sistemas de Informações: CSQE, PMP , IPMA, CGEIT, CISA , CQIA, CQPA, CobiT, ISO 20000 e ITIL. É membro e colaborador da ASQ (American Society for Quality), ISACA/ITGI (IT Governance Institute), PMI (Project Management Institute) e AIB (Academy of International Business). Também é membro da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e da ABGP (Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos).

Fernando Celso de Campos, UNIMEP

ossui graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC-USP) (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (1999). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Tecnologia da Informação Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, modelagem de processos, manutenção industrial, software livre e cadeia de suprimentos.

Downloads

Publicado

2012-01-22

Como Citar

Santos, G. S., & de Campos, F. C. (2012). Uma abordagem de inovação incremental em serviços de TI. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), 139. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.318

Edição

Seção

Artigos