DIAGNÓSTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E SATISFAÇÃO DOS ALUNOS NAS DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA DA UFSM

Autores

  • Andreia Zanella Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Enio Junior Seidel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v4i3.353

Resumo

A presente pesquisa buscou avaliar a satisfação dos alunos do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria quanto à atuação do professor, à infraestrutura oferecida e à disciplina Estatística. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário fechado composto por trinta questões. Para análise dos dados, recorreu-se à análise de agrupamento, que possibilitou reunir os cursos de graduação em grupos, com base na similaridade apresentada nas respostas às variáveis; a estatística descritiva para caracterização dos cursos; e, a análise de variância que permitiu verificar a diferença entre os níveis de satisfação atribuídos pelos alunos com relação à atuação do professor, à infraestrutura oferecida e à disciplina de Estatística. Por fim, foi possível relacionar os níveis de satisfação com as características de cada curso, identificadas na análise descritiva

Biografia do Autor

Andreia Zanella, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Área: Qualidade e Produtividade

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Estatística UFSM

Enio Junior Seidel, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Área: Gerência da Produção

Downloads

Publicado

2012-03-10

Como Citar

Zanella, A., Lopes, L. F. D., & Seidel, E. J. (2012). DIAGNÓSTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E SATISFAÇÃO DOS ALUNOS NAS DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA DA UFSM. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 4(3), 123. https://doi.org/10.15675/gepros.v4i3.353

Edição

Seção

Artigos