Um algoritmo enxame de partículas para uma variante do problema de máxima cobertura
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.417Resumo
O presente trabalho tem por objetivo, reportar o desenvolvimento de uma heurística enxame de partículas binária, para uma variante do problema de máxima cobertura. Tal variante consiste em um problema de minimização, o qual se aproxima bastante do problema p-medianas. Foram geradas aleatoriamente 10 instâncias de médio porte, as quais foram solucionadas de forma exata. Um algoritmo PSO binário foi desenvolvido para a variante supracitada, o qual teve sua performance comparada com o método exato e com uma adaptação da heurística de Chvátal. Os resultados obtidos apontam para a efetividade da abordagem proposta, para os conjuntos de problemas ana-lisados.
Palavras-chave: Meta-heurísticas; Otimização Combinatória; Enxame de Partículas Binário.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.