Método para o gerenciamento jurídico ambiental
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.468Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um método para o gerenciamento jurídico ambiental, visando à identificação das leis ambientais quando da implantação de um sistema de gestão ambiental. Para a concepção de tal prognóstico, foi realizada a aplicação do método em um empreendimento termelétrico, na oportunidade em que este realizava o levantamento de aspectos e impactos ambientais para a posterior implantação de um sistema de gestão ambiental baseado na norma ISO 14001. Para a implantação de tal normativo opcional, a norma ISO 14001 é explícita na imposição do dever das organizações em identificar, atender e evidenciar o cumprimento da legislação ambiental. Além disto, existem as pressões dos órgãos ambientais, da justiça brasileira e da sociedade que exigem das organizações um adequado relacionamento de suas atividades com a manutenção, a prevenção e a defesa do meio ambiente. Por fim, este trabalho oportunizou o desenvolvimento de um método de gestão jurídico ambiental, com a finalidade de auxiliar as organizações que pretendam certificar- se com a norma ISO 14001, e, por conseqüência, estarem de acordo com os limites e parâmetros instituídos pelas legislações ambientais. Palavras-Chave: Gestão Ambiental; Método; Legislação Ambiental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.