Desenvolvimento de competências na formação do engenheiro de produção: uma contribuição a partir do ensino de física
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.506Resumo
Neste artigo são apresentados os resultados de uma experiência didático-pedagógica que teve por finalidade otimizar o processo de aprendizagem de Física e auxiliar no desenvolvimento das competências dos alunos em um Curso de Engenharia de Produção da região Sul. O método da experiência foi elaborado a partir da integração dos princípios metodológicos das propostas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizado por Situação-Problema e Aprendizagem por Descoberta. Como resultados, foram obtidos protótipos de novos produtos, sendo verificado que a efetiva exposição dos alunos às atividades da experiência no ensino de Física pode auxiliar na formação das competências profissionais dos mesmos, visando o futuro desenvolvimento de inovações tecnológicas. Palavras-chave: Situação-Problema; ABP; Aprendizagem; Ensino; Física; Engenharia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.