Etapas de implementação de WMS: estudo de caso em um varejista moveleiro
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.507Resumo
Uma das etapas críticas da distribuição física está no gerenciamento e administração dos produtos armazenados em Centros de Distribuição (CD). O Warehouse Management System (WMS) é um sistema que gerencia as operações, buscando atender as necessidades inerentes do CD. Muitas empresas adotam o WMS objetivando o aprimoramento das operações logísticas e do gerenciamento do CD. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar uma proposta de etapas para implementação de WMS em CD. Foi conduzido um estudo em uma empresa varejista de grande porte que adotou um WMS para atuar em conjunto com o sistema gestor. Considerando a literatura um pouco escassa e dispersa nesta área do conhecimento no âmbito nacional, procurou-se prover aos praticantes um estudo que demonstre que, com uma correta implementação, significativos ganhos podem ser obtidos. O resultado desta pesquisa é a proposição detalhada de uma série de etapas para a implantação de WMS em CD. Palavras-chave: WMS, ERP, CD, logística, armazenamento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.