Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express

Autores

  • Jamerson Viegas Queiroz UFRN
  • Hélio Roberto Hékis UFRN
  • Hermeson Mendes Nascimento UFRN
  • Rafael Beserra Nelson UFRN
  • Victor Duarte Almeida UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.551

Resumo

A crescente busca por participação de mercado e vantagem competitiva está levando os gestores a projetarem seus negócios de modo que estejam preparados a se adequar às constantes mudanças e exigências dos consumidores. Assim, o objetivo do artigo e apresentar a matriz SWOT e estratificação GUT para análise do ambiente interno e externo, como estratégia de gestão na DDEX – Direct to Door Express, empresa do ramo de franquia. O referencial teórico apresenta discussões sobre a caracterização da franchising, matriz SWOT e estratificação GUT. Os procedimentos metodológicos são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Como resultados alcançados, o estudo apresenta a determinação de um foco estratégico pela empresa, composta por uma combinação de posturas de crescimento e manutenção, e, sobretudo, pela adesão à franchising e especialização de seus serviços. No tocante as considerações finais, foram verificados benefícios ao definir seu direcionamento estratégico em relação ao binômio serviços versus mercado, vetor crescimento, vantagem competitiva e sinergia, assim como a definição e realização da análise do ambiente interno e externo, identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Estratificação GUT; Análise SWOT; Franchising.

Biografia do Autor

Jamerson Viegas Queiroz, UFRN

Possui graduação em Ciêcias Econômicas pela Universidade da Amazônia (1996), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do mestrado em Engenharia de Produção da UFRN. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em elaboração e analise de projetos de fomento nacional e internacional, Macroeconomia e Microeconomia. Atua em pesquisas que tem como foco os seguintes temas: Análise Macroecnômica, Estrutura de Mercado, Planejamento Estratégico, empreendedorismo e educação. Na UFRN trabalho com projetos de pesquisa ligados a captação de recursos e estratégia.

Hélio Roberto Hékis, UFRN

Professor Dr. Departamento de Engenharia de Produção DA UFRN

Hermeson Mendes Nascimento, UFRN

Acadêmico do curso de Engenharia de Produção da UFRN.

Rafael Beserra Nelson, UFRN

Acadêmico do curso de Engenharia de Produção da UFRN.

Victor Duarte Almeida, UFRN

Acadêmico do curso de Engenharia de Produção da UFRN.

Downloads

Publicado

2014-02-13

Como Citar

Queiroz, J. V., Hékis, H. R., Nascimento, H. M., Nelson, R. B., & Almeida, V. D. (2014). Franchising e especialização de serviços como estratégia de crescimento e manutenção: uma análise através da Matriz SWOT e GUT na DDEx – Direct to Door Express. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), 49. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.551

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)