Aproximações entre Gestão do Conhecimento e Processos de Negócios: uma revisão de literatura a partir do mapeamento dos artigos mais citados na ISI Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v7i3.636Resumo
Apresenta revisão de literatura sobre a aplicação da Gestão do Conhecimento e Processos de Negócios, permitindo visualizar as temáticas abordadas. Busca fornecer aos pesquisadores de Gestão do Conhecimento um mapa sistemático e objetivo das ideias e diferentes conceitos no desenvolvimento do campo da Gestão do Conhecimento, especificamente aqueles relacionados a Processos de Negócio. O método utilizado é uma revisão de literatura a partir do levantamento de referências na base de dados Web of Science do ISI – Information Sciences Institute, da qual, mediante recortes quantitativos, chegou-se a um número de 15 (quinze) artigos minuciosamente analisados. Com isso, este estudo identificou a articulação entre publicações na medida em que confirmou suas posições e contribuições para o desenvolvimento da Gestão do Conhecimento em organizações. E por fim, aglutinou-se o conteúdo levantado e organizou-se de forma sistêmica compondo o mapa sistemático. Na analise dos resultados tece as vertentes levantadas com a pesquisa e conclui que as discussões parecem caminhar para mudanças de processos e sistemas de informação adequados ao cliente como influentes no contexto organizacional.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Processos de Negócios; Revisão de Literatura.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.