Diagnóstico das práticas da responsabilidade sócio-ambiental no setor de supermercado

Autores

  • Ertha Renalle Simões Pereira Universsidade Estadual da Paraiba
  • Waleska Silveira Lira Universidade Estadual da Paraiba
  • Gesinaldo Ataíde Candido Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.862

Resumo

Com o crescente desenvolvimento da atividade varejista ao redor do mundo, é notável a preocupação dos gestores, em relação aos impactos sócio-ambientais que podem ser causados por esse setor. Assim, deve-se atentar para a responsabilidade sócio-ambiental que essas empresas devem ter com a comunidade e o meio ambiente. O objetivo deste estudo é identificar as práticas de responsabilidade sócio-ambiental do setor de supermercado. Para isso, utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, em cinco supermercados da cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, utilizando os indicadores de responsabilidade social proposto pelo Instituto ETHOS. De acordo com os resultados obtidos, percebe-se que a maioria das empresas se encontra regularmente enquadradas para o seu devido funcionamento, não incentivam a reciclagem de produtos, não possuem um sistema adequado de destinação para os resíduos de cada produto. Fica claro que muitos paradigmas ainda precisam ser quebrados para atender aos interesses da sociedade e do meio ambiente.

Palavras-chave: Responsabilidade Sócioambiental; Varejo; Supermercado.

 

Biografia do Autor

Waleska Silveira Lira, Universidade Estadual da Paraiba

Doutora em Recursos Naturais -UFCG e em Engenharia da Produção UFPB. Professora do Departamento de Administração da UEPB.Professora do programa de pós-graduação em Recursos Naturais da UFCG

Gesinaldo Ataíde Candido, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Engenharia de Produção UFSC.  Professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Pereira, E. R. S., Lira, W. S., & Candido, G. A. (2012). Diagnóstico das práticas da responsabilidade sócio-ambiental no setor de supermercado. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), 119. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.862

Edição

Seção

Artigos