Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos

Autores

  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará
  • Bruno José Pereira Esteves Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.878

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da floricultura cearense e conhecer as estratégias de marketing internacional de empresas do setor. O referencial teórico debruça-se sobre a internacionalização e aborda teorias de marketing internacional. A metodologia de pesquisa utilizada foi documental, histórica e estudo de casos, métodos adequados para o tipo de resultados e profundidade pretendida. Dados obtidos revelam que o setor deve seu sucesso atual a variados fatores, e que, apesar dos bons resultados, a forma como as empresas estudadas lidam com os clientes estrangeiros, demonstra que elas não aplicam estratégias de marketing internacional deliberadas.

Palavras-chave: Internacionalização; Floricultura; Marketing Internacional; Estratégia.

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Publicado

2012-03-04

Como Citar

Barros Neto, J. de P., & Esteves, B. J. P. (2012). Estratégias de marketing internacional de empresas de floricultura do Ceará: estudos de casos. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), 113. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.878

Edição

Seção

Artigos