Perfil da gestão de capital de giro nas empresas exportadoras de Campina Grande - PB
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.909Resumo
O seguinte estudo apresenta uma pesquisa realizada junto às organizações dos setores têxtil, de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e de mineração da cidade de Campina Grande – PB, sendo as mesmas realizadoras da atividade de exportação, com o objetivo central de analisar a gestão do capital de giro e como se dá o seu financiamento, tendo como embasamento as teorias da administração financeira. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo–quantitativo, apoiada em revisão bibliográfica sobre o tema em questão e em uma pesquisa de campo. Além das teorias da área em estudo, alguns conceitos básicos da estatística descritiva também foram utilizados. Através dos dados, constata-se que há certa semelhança na gestão de capital de giro entre as empresas estudadas, sendo pouco utilizados os financiamentos bancários, para financiar o capital de giro. Constatou-se também, que boa parte utiliza o capital próprio e a antecipação de recebíveis para fomentar tal gestão. Embora grande parte da amostra se encontre em boa situação, referente ao caixa e ao capital de giro, ainda é necessário tomar providências para que essa área seja mais formalizada e que o seu planejamento seja, de fato, elaborado e realizado de forma adequada, atendendo às características de cada empresa.
Palavras-chave: Gestão do Capital de Giro; Planejamento e Financiamento de Curto Prazo; Empresas Exportadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.