Transporte Público e Acessibilidade: um estudo comparativo da qualidade percebida e esperada por usuários com deficiências em João Pessoa

Rayane Fernandes Mano, Fabiana Gama de Medeiros, Ionara Saraí Ferreira Nóbrega Diniz, Nelsio Rodrigues de Abreu

Resumo


A qualidade nos serviços pode ser considerada uma vantagem competitiva e um diferencial estra-tégico para quem dela faz uso. Para proporcionar um serviço de qualidade, as organizações devem considerar a percepção do consumidor, a qual é influenciada por suas expectativas que, por sua vez, é consequência da comunicação, de suas necessidades pessoais e experiências passadas. Aplicando o método SERVQUAL, objetivou-se analisar e comparar as expectativas e a qualidade percebi-da pelos usuários de transporte público coletivo na cidade de João Pessoa, e especificamente, se os usuários possuem alguma deficiência. A metodologia utiliza o enfoque quantitativo, com uma amostra não probabilística, definida por conveniência, contando com 32 entrevistados. A pesquisa foi realizada na FUNAD de João Pessoa – PB, que proporciona a defesa e garantia dos direitos cons-titucionais da pessoa com deficiência assegurando-lhes o exercício da sua cidadania, inclusive no que se refere aos transportes públicos. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que as empresas de transporte público em João Pessoa, apresentam resultados bem abaixo das expectativas dos usu-ários de transporte público com deficiência.


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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1007

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