Transporte Público e Acessibilidade: um estudo comparativo da qualidade percebida e esperada por usuários com deficiências em João Pessoa

Autores

  • Rayane Fernandes Mano Universidade Federal de Paraíba - UFPB
  • Fabiana Gama de Medeiros Universidade Federal de Paraíba - UFPB
  • Ionara Saraí Ferreira Nóbrega Diniz Universidade Federal de Paraíba - UFPB
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal de Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1007

Resumo

A qualidade nos serviços pode ser considerada uma vantagem competitiva e um diferencial estra-tégico para quem dela faz uso. Para proporcionar um serviço de qualidade, as organizações devem considerar a percepção do consumidor, a qual é influenciada por suas expectativas que, por sua vez, é consequência da comunicação, de suas necessidades pessoais e experiências passadas. Aplicando o método SERVQUAL, objetivou-se analisar e comparar as expectativas e a qualidade percebi-da pelos usuários de transporte público coletivo na cidade de João Pessoa, e especificamente, se os usuários possuem alguma deficiência. A metodologia utiliza o enfoque quantitativo, com uma amostra não probabilística, definida por conveniência, contando com 32 entrevistados. A pesquisa foi realizada na FUNAD de João Pessoa – PB, que proporciona a defesa e garantia dos direitos cons-titucionais da pessoa com deficiência assegurando-lhes o exercício da sua cidadania, inclusive no que se refere aos transportes públicos. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que as empresas de transporte público em João Pessoa, apresentam resultados bem abaixo das expectativas dos usu-ários de transporte público com deficiência.

Biografia do Autor

Rayane Fernandes Mano, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Mestranda em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba e Graduada em Administração. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: qualidade em serviços, ferramentas da qualidade e atendimento

Fabiana Gama de Medeiros, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Mestranda em Administração e graduada em Administração.

Ionara Saraí Ferreira Nóbrega Diniz, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Mestranda em Administração e graduada em Administração.

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Mestrado em Administração - PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber.Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing e Gestão de Pessoas, com enfoque em Novas Tecnologias.

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Publicado

2013-09-26

Como Citar

Mano, R. F., Medeiros, F. G. de, Diniz, I. S. F. N., & Abreu, N. R. de. (2013). Transporte Público e Acessibilidade: um estudo comparativo da qualidade percebida e esperada por usuários com deficiências em João Pessoa. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 9(3), 71. https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1007

Edição

Seção

Artigos