Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho

Andréa Regina Martins Fontes, Daniel Braatz, Dernival Bertoncello, Luciana de Mendonça Santos, Nilton Luiz Menegon

Resumo


Este artigo explicita o processo de projeto de um mobiliário concebido para os guichês de atendimento
ao público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contextualizado num processo mais amplo de
Análise Ergonômica do Trabalho (AET) do Atendente Comercial. Dentro da perspectiva da construção social
do projeto, o artefato resultante, articula as lógicas da ergonomia, segurança, engenharia, comercial e
operacional, revelando conflitos de valores e de variáveis, os quais, são expressos no novo balcão, em termos de
inadequações de uso. O artefato resultante deste processo expressa o conflito entre o atendente vendedor e o
atendente prestador de serviço, reflexo da dicotomia concessão de um serviço público versus concorrência de
mercado, que circunstancia a realidade operacional da ECT.

Palavras-Chave: Projeto, Ergonomia, Organização do Trabalho.

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.109

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