Requisitos profissionais do estudante de engenharia de produção: uma visão através dos estilos de aprendizagem

Alessandra Aparecida Freitas, Danielle Vasconcellos Dornellas, Renato Vairo Belhot

Resumo


Este artigo discute como o ensino de engenharia pode ter melhores resultados, a partir da utilização
do conhecimento dos estilos de aprendizagem, ou seja, as diferentes preferências por perceber e processar as
informações. E, dessa forma poder contribuir para o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e
atitudes exigidos atualmente pelo mercado de trabalho, preparando o futuro engenheiro de produção para os
diferentes desafios que irá enfrentar. Foram coletados dados de uma amostra de 123 alunos de alunos dos cinco
anos de graduação do curso de Engenharia de Produção Mecânica, da USP/São Carlos utilizando os
inventários de Felder e Soloman e o de Keirsey e Bates. A partir da análise dos dados coletados buscou-se traçar
o perfil dominante dos estilos de aprendizagem desses estudantes. Os resultados obtidos indicam que há
predominância de certas dimensões sobre outras, evidenciando tendências no modo preferido de aprender. Os
estudantes, em sua maioria, são Ativos (60%), Sensoriais (72%), Visuais (78%), e Globais (55%) segundo o
inventário de Felder e Soloman. Os Extrovertidos (59%), Intuitivos (45%), Racionais (61%) e os Estruturados
(75%) são as dimensões mais representativas entre os estudantes, de acordo com o inventário de Keirsey e
Bates.

Palavras-Chave: Ensino de Engenharia; Estilos de Aprendizagem; Indicador de Estilos de Aprendizagem;
Classificador de Temperamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.110

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122