Código de ética: os elementos essenciais na visão de uma empresa do setor sucroalcooleiro do interior de São Paulo

Maristane Aparecida Pinheiro Santos, Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Rafael Altafin Galli, David Ferreira Lopes Santos

Resumo


Ética e principalmente o código de ética são assuntos amplamente discutidos e exigidos no âmbito organizacional, sendo a elaboração e aplicação do código de ética uma tarefa que exige empenho e dedicação por parte das empresas, sendo que o mesmo deve ser coerente com a cultura organizacional, missão, visão e valores. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo identificar quais são os aspectos mais relevantes na concepção do código de ética de uma organização. Para tanto foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa em uma organização do setor sucroalcooleiro. Como resultados teóricos verificou-se que para ser eficiente um código de ética deve contemplar todos os seus stakeholders. Em relação à empresa analisada, observa-se que o código de ética apresenta definições claras e objetivas de como deve ser seu relacionamento com seus stakeholders. Todavia nota-se uma ênfase maior no que tange às diretrizes em relação ao comportamento dos colaboradores, em detrimento dos demais stakeholders.

Palavras-chave: Ética. Código de Ética. Gestão de Organizações.


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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1115

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