Modelo Europeu de Satisfação: um estudo de caso com discentes de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Everton Anger Cavalheiro UNICRUZ
  • Carlos Eduardo Moreira Tavares UNICRUZ
  • Ana Paula Alf Lima Ferreira UNICRUZ
  • Rozali Araujo dos Santos UNICRUZ
  • Cristiano da Silva de Mello Stedile UNICRUZ

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1122

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar os determinantes da satisfação geral do corpo discentes de uma instituição de ensino superior do noroeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, a qual se utilizou de um modelo baseado em uma Survey, com 402 discentes, sendo que o instrumento utilizado para realização da pesquisa baseou-se no modelo europeu de satisfação. Representado por uma equação estrutural (PASWAN YOUNG, 2002, apud VIEIRA et al., 2008), o ECSI (Modelo Europeu de Satisfação) tem como foco: (I) avaliar a influência da qualidade percebida, da expectativa de qualidade, da imagem e do valor percebido na satisfação geral dos alunos; (II) avaliar a influência da satisfação geral dos alunos no nível de lealdade e de retenção dos alunos na instituição de ensino, e (III) apontar áreas chaves bem como de mensurar um conjunto de indicadores para a gestão da satisfação e manutenção dos alunos da instituição em análise. Desta forma, com a aplicação do referido instrumento, encontraram-se três fatores capazes de explicar 78% da satisfação do aluno perante a universidade: o primeiro e mais representativo fator foi chamado de valor percebido pelo aluno, que se trata do valor ou nível percebido da qualidade do ensino pelo preço pago pelos alunos, o segundo fator trata-se da imagem da universidade e o terceiro fator trata-se das expectativas do aluno.

Palavras-chave: Satisfação. Modelo Europeu. Discentes. ECSI.

 

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Moreira Tavares, UNICRUZ

Professor(a) do curso de Administração da Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Ana Paula Alf Lima Ferreira, UNICRUZ

Professor(a) do curso de Administração da Universidade de Cruz Alat - Unicruz

Rozali Araujo dos Santos, UNICRUZ

Professor(a) do curso de Administração da Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Cristiano da Silva de Mello Stedile, UNICRUZ

Discente do curso de Administração da Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Downloads

Publicado

2014-06-02

Como Citar

Cavalheiro, E. A., Tavares, C. E. M., Ferreira, A. P. A. L., Santos, R. A. dos, & Stedile, C. da S. de M. (2014). Modelo Europeu de Satisfação: um estudo de caso com discentes de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 9(1), 131. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1122

Edição

Seção

Artigos