Diagnóstico do nível de maturidade do processo de desenvolvimento de produtos: um estudo de caso em empresa calçadista

Murilo Roberto Jesus Maganha, José de Souza Rodrigues, Daniel Jugend, Juliene Navas Leoni

Resumo


O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é um fator estratégico no qual as empresas buscam identificar necessidades dos consumidores. A relação das práticas adotadas, ferramentas, técnicas entre outros, pode determinar o nível de maturidade da empresa nesse processo. O objetivo deste artigo consiste em compreender e diagnosticar o nível de maturidade do PDP em indústria do segmento de calçados. Para o estudo de caso, foi pesquisada uma empresa que está inserida em um dos maiores polos de calçados femininos do Brasil, localizado na cidade de Jaú, Estado de São Paulo. O diagnóstico tem base nos níveis de maturidade do modelo unificado, de referência no processo de desenvolvimento de produtos, proposto por Rozenfeld et al. (2006). A aplicação do modelo auxiliou a diagnosticar o nível de maturidade atual da empresa nesse processo, fornecendo informações úteis para alcançar patamares de maturidade maior no PDP.

Palavras-chave: Níveis de Maturidade. Processo de Desenvolvimento de Produtos. Modelo Unificado de Referência.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1141

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122