Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras

Autores

  • Helena Loffredo da Rocha Leite
  • Paulo Sérgio Miranda Mendonça
  • Everton José Buzzo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1144

Resumo

Este estudo objetivou analisar a internacionalização de franquias brasileiras através de um estudo de caso, buscando identificar fatores que influenciaram a internacionalização, as adaptações das estratégias de marketing e as principais barreiras e desafios da internacionalização de franquias brasileiras. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através do método de estudo de caso. As informações foram coletadas através de observação e entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela expansão internacional de duas empresas. A análise dos resultados ocorreu através de comparação entre as informações obtidas e o referencial teórico. Os resultados demonstraram que as empresas estudadas expandiram-se internacionalmente devido as demandas externas e ao desejo de explorar novos mercados. São realizadas mudanças nas estratégias de marketing em diferentes graus, sendo a comunicação o elemento mais alterado. O principal desafio à internacionalização encontrado foi compreender a cultura local e incorporá-la à operação.

Palavras-chave: Franquias. Internacionalização. Estratégia de Marketing.

Downloads

Publicado

2014-06-03

Como Citar

Leite, H. L. da R., Mendonça, P. S. M., & Buzzo, E. J. (2014). Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 9(1), 85. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1144

Edição

Seção

Artigos