Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras

Helena Loffredo da Rocha Leite, Paulo Sérgio Miranda Mendonça, Everton José Buzzo

Resumo


Este estudo objetivou analisar a internacionalização de franquias brasileiras através de um estudo de caso, buscando identificar fatores que influenciaram a internacionalização, as adaptações das estratégias de marketing e as principais barreiras e desafios da internacionalização de franquias brasileiras. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através do método de estudo de caso. As informações foram coletadas através de observação e entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela expansão internacional de duas empresas. A análise dos resultados ocorreu através de comparação entre as informações obtidas e o referencial teórico. Os resultados demonstraram que as empresas estudadas expandiram-se internacionalmente devido as demandas externas e ao desejo de explorar novos mercados. São realizadas mudanças nas estratégias de marketing em diferentes graus, sendo a comunicação o elemento mais alterado. O principal desafio à internacionalização encontrado foi compreender a cultura local e incorporá-la à operação.

Palavras-chave: Franquias. Internacionalização. Estratégia de Marketing.


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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1144

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