A relevância dos custos da qualidade para a gestão empresarial

Luis Felipe Lopes

Resumo


No presente estudo, foi observado que a maioria das empresas não utiliza nem possui conhecimento suficiente
sobre os custos gerados pela qualidade ou má qualidade. Então, procurou-se neste trabalho, introduzir os custos
da qualidade, como ferramenta gerencial na região central do RS, fornecendo dados para que as organizações
conheçam o tema, se interessem e comecem a relatá-los como forma de controle da qualidade. Desta forma, foi
escolhida uma empresa entre as interessadas em controlar os custos da qualidade, para aplicação de um
modelo de relatórios. É importante salientar que a empresa está apenas no início do controle e que o processo
de mensuração dos custos da qualidade deverá ser revisto, para se ter certeza de que os mesmos estão sendo
quantificados de maneira correta.

Palavras-chave: Custos da qualidade, qualidade, ISO 9000

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.119

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122