A relevância dos custos da qualidade para a gestão empresarial

Luis Felipe Lopes

Resumo


No presente estudo, foi observado que a maioria das empresas não utiliza nem possui conhecimento suficiente
sobre os custos gerados pela qualidade ou má qualidade. Então, procurou-se neste trabalho, introduzir os custos
da qualidade, como ferramenta gerencial na região central do RS, fornecendo dados para que as organizações
conheçam o tema, se interessem e comecem a relatá-los como forma de controle da qualidade. Desta forma, foi
escolhida uma empresa entre as interessadas em controlar os custos da qualidade, para aplicação de um
modelo de relatórios. É importante salientar que a empresa está apenas no início do controle e que o processo
de mensuração dos custos da qualidade deverá ser revisto, para se ter certeza de que os mesmos estão sendo
quantificados de maneira correta.

Palavras-chave: Custos da qualidade, qualidade, ISO 9000

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.119

Licença Creative Commons
Revista GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas

http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Locations of visitors to this page