Estratégia de gestão de plataformas em serviços: caso de uma empresa de design de ambientes

Leonel Del Rey de Melo Filho, Mariana Freitas Coelho, Carlos Alberto Gonçalves, Marlusa Gosling

Resumo


A gestão de plataformas é uma ferramenta estratégica para empresas de vários portes, mas carecede estudos no setor de serviços. O objetivo desse artigo é investigar uma utilização da gestão deplataforma, desenhada para alcançar flexibilidade modular e dinâmica operacional em projetos deserviços. A plataforma estudada é avaliada como um recurso estratégico de um caso particular. Foramanalisadas as contribuições desse recurso na perspectiva da teoria da Visão Baseada em Recursos(VBR) e de Marketing de Serviços (MS) com o propósito de analisar seus efeitos no desempenhoda empresa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso exploratório em uma empresade design de ambientes físicos. A técnica de coleta de dados abrangeu uma observação participante,análise de documentos e grupo focal com as gestoras da empresa. A pesquisa mostrou que a gestãoda plataforma constitui um recurso estratégico que auxilia o planejamento das capacidades operacionaisinternas, posicionamento no mercado e melhor atendimento ao cliente.Visão Baseada em Recursos.

Palavras-chave: Empresa de Serviços. Gestão de Plataformas. Marketing de Serviços.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1205

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122