Análise da aplicação de um projeto interdisciplinar na educação de futuros engenheiros: montagem de máquinas térmicas com materiais reciclados

Elaine Cristina Marques, Tatiana Lança, Sandro Bueno Quirino

Resumo


É crescente nos sistemas educacionais o ensino por meio dos quatro domínios do desenvolvimento da aprendizagem. Entre os métodos utilizados para tal finalidade estão a análise e resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos integradores ou interdisciplinares. Ambos utilizam-se de metodologias ativas de ensino, na qual é possível driblar a baixa capacidade de concentração e retenção de informações dos atuais estudantes, ultimamente tão informatizados e globalizados. Neste sentido, o desenvolvimento deste projeto teve por objetivo a confecção, por parte dos estudantes, de uma máquina a vapor com materiais reutilizados/reciclados, bem como sua apresentação durante uma aula experimental. Este projeto foi desenvolvido nas disciplinas Fundamentos de Termodinâmica e Engenharia e Ciência dos Materiais, realizado no 1° semestre de 2014, e envolveu 130 estudantes matriculados no 5° semestre do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Padre Anchieta. Um total de 28 máquinas a vapor foi apresentado e após prévia modificação, a maioria teve sucesso no funcionamento. A maioria dos grupos utilizou materiais ou ferramentas industriais na confecção de seus protótipos. Devido a esta experiência, os estudantes puderam aplicar seus conhecimentos tanto na rotina profissional quanto na rotina acadêmica. Com base nisso, acredita-se que os projetos podem desempenhar um papel de aprendizagem significativa para os estudantes. Ao fim da atividade, a maioria dos estudantes sinalizou a satisfação com o projeto e o desejo de repetir atividades deste tipo, que interligam as disciplinas. Concluiu-se que o ensino por projetos interdisciplinares é uma importante ferramenta no ensino de engenheiros. Assim, a compreensão do conhecimento tem caráter mais articulado e menos fragmentado, o que contribui para o uso da ciência como elemento de interpretação e intervenção da realidade.

Texto completo:

Sem título () PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v10i4.1239

Licença Creative Commons
Revista GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas

http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Locations of visitors to this page