Capital intelectual: um estudo de caso numa empresa de jornalismo

Autores

  • Lucyanno Moreira Cardoso de Holanda
  • Joel Freire Silva Filho
  • Ricardo Campos da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.134

Resumo

Vivemos em uma sociedade informacional, onde o maior fator de produtividade é a capacidade das pessoas e das empresas de gerar, processar e transformar informações e conhecimentos em ativos econômicos. Para se ter conhecimento potencializado e contínuo nas organizações, Karl Erik Sveiby enfatiza que é necessário ter três estruturas: a interna, externa e as competências dos funcionários, além estabelecer estratégias coerentes voltadas sempre para o conhecimento e não para a informação. Dentro dessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo, fazer uma verificação dos ativos intangíveis de uma empresa de jornalismo situada em Campina Grande – PB, com base no modelo proposto por Sveiby (1998). O estudo caracteriza-se como exploratório, com a utilização de técnicas qualitativas para coleta e análise dos dados. Os resultados obtidos apontam que na empresa em estudo, não existe atualmente implementada uma política sistemática voltada especificamente aos ativos intangíveis. Palavras-chave: Capital Intelectual; Gestão do Conhecimento; Ativos Intangíveis; Produção de Serviços.

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Publicado

2007-04-01

Como Citar

de Holanda, L. M. C., Silva Filho, J. F. ., & da Rocha, R. C. . . (2007). Capital intelectual: um estudo de caso numa empresa de jornalismo. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), Pag. 73. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.134

Edição

Seção

Artigos