Jogos de empresas: uma proposta para capacitar alunos de engenharia

Autores

  • Walter Roberto Hernandez Vergara Universidad Nacional de Ingenieria Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabio Alves Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
  • Alisson Viana Lima Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
  • Juliana Suemi Yamanari Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
  • Rayssa de Andrade Pache Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v11i1.1340

Resumo

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de jogo de empresas referente a uma indústria que produz três tipos de skates, levando com consideração o setor de produção e finanças especificamente, com o intuito de treinar alunos do curso de Engenharia de Produção. O jogo simula o desempenho de cinco empresas em um ambiente que concorrem entre si e disputam um mercado que possui uma demanda específica para cada tipo de skate. Os jogadores gerenciam os recursos materiais e financeiros a fim de obterem maior lucro ao final de cada período. A programação da modelagem foi feita em Microsoft Excel 2007 e foi aplicada em alunos que cursavam o nono e décimo período do curso de Engenharia de Produção. Os resultados mostraram que a utilização do jogo de empresa proporciona um melhor aprendizado pelos participantes na gestão de uma empresa, devido ao ambiente competitivo e dinâmico em que os alunos são inseridos, além de estimular os mesmos a tomarem as melhores decisões com o intuito de obter o maior ganho possível.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Vergara, W. R. H., Barbosa, F. A., Lima, A. V., Yamanari, J. S., & Pache, R. de A. (2016). Jogos de empresas: uma proposta para capacitar alunos de engenharia. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 11(1), 179. https://doi.org/10.15675/gepros.v11i1.1340

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)