Avaliação da logística de distribuição de produtos em uma empresa de e-commerce

  • Gisele Castro Fontanella Pileggi
  • Renata de Oliveira Rosa

Resumo

Todas as empresas, físicas ou ponto-com, são acometidas diariamente por problemas que envolvem a alocação de veículos e a programação das seqüências de atendimento. Objetiva-se, em geral, melhorar a eficiência dos processos, reduzindo custos e aumentando o nível de serviço oferecido aos clientes. Neste contexto define-se o Problema de Roteirização de Veículos (PRV), que consiste em designar roteiros, iniciando e terminando o percurso em um depósito ou centro de distribuição, respeitando todas as restrições do problema ao menor custo possível. Para resolver este problema métodos heurísticos são utilizados, em função da dificuldade da aplicação de algoritmos exatos em problemas práticos. Um estudo de caso foi realizado em uma empresa física e ponto-com, localizada na cidade de São Paulo, com o objetivo de avaliar seu processo de distribuição. Um modelo matemático para o PRV (BODIN et al., 1983) foi implementado, utilizando a linguagem de modelagem LINGO. As soluções obtidas pela empresa foram comparadas com as obtidas pelo método de Clarke e Wright (1964) e com as soluções obtidas pelo LINGO. Os resultados demonstram a aplicabilidade desses métodos para problemas práticos de pequeno porte. Palavras-Chave: Logística; Comércio eletrônico; Problema de roteirização de veículos.
Publicado
2007-04-01
Como Citar
Pileggi, G. C. F., & Rosa, R. de O. (2007). Avaliação da logística de distribuição de produtos em uma empresa de e-commerce. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), Pag. 149. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.140
Edição
Seção
Artigos