COMPETITIVIDADE EM REDE DE EMPRESAS: PROPOSTA DE FERRAMENTA QUE PERMITE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE FATORES RELACIONADOS À COMPETITIVIDADE NAS REDES

Kleber Luiz Nardoto Milaneze, Mário Otávio Batalha

Resumo


Perante o ambiente concorrencial hipercompetitivo, que apresentam novos desafios para as
empresas que nele atuam, e a exigência de respostas rápidas e eficientes em função de suas
constantes transformações, uma das principais características observadas foi a transição da eficiência
individual pela busca da eficiência coletiva. Neste contexto, a necessidade de trocar
rapidamente recursos e informações entre as organizações tem estimulado a formação de redes
interorganizacionais entre empresas. A estruturação desse tipo de arranjo organizacional tem
o intuito melhorar a competitividade das empresas que nele se inserem, seja para sobreviverem
neste ambiente hipercompetitivo seja para conquistarem novos mercados. Este artigo
tem por objetivo propor uma ferramenta de pesquisa que auxilie no estudo dessas redes.
Esta ferramenta busca identificar quais fatores são importantes para a competitividade das
redes de empresas.

Palavras-Chave: Competitividade; Redes de Empresas; Alianças Estratégicas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.16

Licença Creative Commons
Revista GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas

http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

Locations of visitors to this page