COMPETITIVIDADE EM REDE DE EMPRESAS: PROPOSTA DE FERRAMENTA QUE PERMITE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE FATORES RELACIONADOS À COMPETITIVIDADE NAS REDES

Kleber Luiz Nardoto Milaneze, Mário Otávio Batalha

Resumo


Perante o ambiente concorrencial hipercompetitivo, que apresentam novos desafios para as
empresas que nele atuam, e a exigência de respostas rápidas e eficientes em função de suas
constantes transformações, uma das principais características observadas foi a transição da eficiência
individual pela busca da eficiência coletiva. Neste contexto, a necessidade de trocar
rapidamente recursos e informações entre as organizações tem estimulado a formação de redes
interorganizacionais entre empresas. A estruturação desse tipo de arranjo organizacional tem
o intuito melhorar a competitividade das empresas que nele se inserem, seja para sobreviverem
neste ambiente hipercompetitivo seja para conquistarem novos mercados. Este artigo
tem por objetivo propor uma ferramenta de pesquisa que auxilie no estudo dessas redes.
Esta ferramenta busca identificar quais fatores são importantes para a competitividade das
redes de empresas.

Palavras-Chave: Competitividade; Redes de Empresas; Alianças Estratégicas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.16

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122