Identificação de fatores que influenciam na satisfação dos clientes de um clube recreativo por meio da análise fatorial

Autores

  • Andreia Zanella
  • Leonardo Silva de Lima
  • Luis Felipe Dias Lopes

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.163

Resumo

Este trabalho busca identificar os aspectos relevantes sob a percepção dos clientes quanto à utilização dos serviços oferecidos em um clube recreativo, localizado na região central do Estado do Rio Grande do Sul. O conhecimento destes aspectos pelo clube, torna-se fundamental, para que seja possível direcionar esforços para as dimensões destacadas como mais importantes, objetivando aumentar o nível de satisfação e a fidelização dos clientes. Para tanto, foi elaborado um questionário de pesquisa de satisfação, que investigou questões referentes aos serviços prestados pelo clube. Para análise dos dados, utilizou-se a ferramenta estatística de análise fatorial, que constitui uma das ferramentas da análise multivariada e possibilitou obter uma estrutura linear reduzida do conjunto original de dados, por meio da sumarização da informação contida em um número de variáveis, em um conjunto menor de fatores. Seis variáveis foram destacadas: bom atendimento pelos funcionários; preocupação com os interesses do cliente; confiança nos serviços prestados; reconhecimento das necessidades do cliente; tempo de espera para ser atendido e estrutura adequada. O conhecimento dos aspectos que se apresentam de maior importância para a satisfação dos clientes, colabora para a melhoria da qualidade no processo e para a continuidade do consumo. Palavras-chave: Satisfação de cliente; Qualidade em serviços; Clube recreativo; Análise fatorial.

Downloads

Publicado

2007-06-01

Como Citar

Zanella, A., de Lima, L. S., & Lopes, L. F. D. (2007). Identificação de fatores que influenciam na satisfação dos clientes de um clube recreativo por meio da análise fatorial. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), Pag. 167. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.163

Edição

Seção

Artigos