Analisando Retornos de Escala usando DEA: um Estudo em Instituições de Ensino Tecnológico no Brasil

Rubens E. B. Ramos, Getúlio Marques Ferreira

Resumo


Neste artigo, realiza-se uma aplicação de Análise de Envoltória de Dados DEA para avaliar a existência de
retornos constantes ou variáveis de escala, no desempenho de instituições de ensino tecnológico no Brasil, com
ênfase no ensino médio. São testados modelos CCR, BCC e de Região de Garantia para um conjunto de 23
Centros Federais de Educação Tecnológica do Brasil (CEFETs). A DEA é usada para testar a existência de retornos
constantes (modelo CCR) ou variáveis (modelo BCC) de escala, adotando como produtos as matrículas,
a quantidade de egressos e o resultado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e como insumos,
orçamento, corpo docente e titulação do corpo docente. Os principais resultados sugerem haver retornos variáveis
de escala para orçamento e corpo docente, mas retorno constante para titulação. As implicações teóricas
dos achados sugerem que uma análise de cada insumo deve ser realizada antes de modelar o insumo virtual e
escolher o modelo de DEA.

Palavras-chave: Avaliação do Desempenho; DEA; Análise de Envoltória de Dados; Educação; Retornos de Escala.

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.176

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