Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção

Roger da Silva Wegner, Leoni Pentiado Godoy, Natália Pedroso Serpa, Marceli Martinelli, Taís Pentiado Godoy

Resumo


A gestão de marketing por meio de suas técnicas de pesquisas permite um maior entendimento das variáveis externas que influenciam na organização, através desta metodologia é possível avaliar o ambiente competitivo, a qual está inserida. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo empregar o método AHP para melhor identificar as ações de marketing de uma empresa que fornece materiais de construção localizada na região central do Rio Grande do Sul. Os 4 P’s de marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) foram empregados relacionando com o método AHP. Partindo disto, realizou-se um estudo de caso exploratório/descritivo. Os resultados alcançados revelaram que o critério que possui maior grau de importância é o Produto (0,50108), o qual o gerente enfatiza sua importância perante os demais, sendo que esta variável deve atender satisfatoriamente as necessidades dos clientes. O efeito de todo esse processo permite a organização trabalhar seus pontos fracos, e melhorar os pontos fortes, assim aumentando o nível de satisfação dos clientes e colocando-se em vantagens das demais concorrentes.


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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v13i2.1884

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