Balanceamento de uma linha de manufatura integrando análise GBO e simulação computacional: estudo de caso em uma empresa de linha branca

Matheus Moreira de Azevedo, Ely Sena de Almeida

Resumo


Um dimensionamento adequado dos recursos produtivos é essencial para a competitividade das empresas frente ao mercado globalizado. Em situações onde a demanda de produtos diminuiu, as organizações dependem da racionalização dos recursos internos para aumentar o seu potencial competitivo. A primeira necessidade de uma linha de produção, quando este cenário se apresenta, balancear as atividades da linha. Este artigo propõe uma sistemática para balanceamento de uma linha de manufatura integrando as abordagens: Gráfico de Balanceamento Operacional (GBO) e Simulação Computacional, a fim de avaliar a utilização dos recursos em uma indústria do segmento de produtos da linha branca. A partir da metodologia proposta, adequou-se a os recursos da linha de produção ao novo cenário e ao otimizar suas operações, reduziu-se em mais de 43% a necessidade de recursos da linha de produção.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2109

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista GEPROS

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122