Fabricação de Cestos de Lixo de Jornal: Proposta de Um Jogo Empresarial para Estudantes de Engenharia de Produção
Resumo
O presente trabalho apresenta uma estratégia didática que oferece uma alternativa inovadora ao estudo teórico de conceitos de gestão da produção e da qualidade. Esta estratégia é baseada nos princípios dos jogos de empresa e se destina a estudantes de Engenharia de Produção nos períodos iniciais do curso. O jogo baseia-se na disputa entre fabricantes de cestos de lixos que utilizam como matéria-prima folhas de papel-jornal, as quais são adquiridas a partir de um aporte financeiro fictício. O processo de fabricação é realizado a partir de dobraduras sucessivas do papel-jornal pelos integrantes de cada grupo-empresa, com tempo determinado para manufatura do produto. O jogo é dividido em rodadas, ao término das quais são apresentados os resultados financeiros, as lições aprendidas e as regras para a próxima rodada. A estratégia didática é criativa por associar versatilidade, baixo custo, fácil organização e rápida duração, requisitos fundamentais para sua aplicação em ambiente escolar. A receptividade dos alunos à atividade sugerida foi avaliada e discutida a partir das respostas coletadas por meio de um questionário com esta finalidade, evidenciando ótima aceitação da mesma.
Copyright (c) 2019 Revista GEPROS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.