Análise do perfil de competências obtido em cursos de graduação em ciências da vida e o perfil de competências esperado do profissional de projetos

Autores

  • Claudia Ota-Tsuzuki
  • Ana Lucia Figueiredo Facin
  • João Walter Saunders Pacheco do Vale
  • Marly Monteiro de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v15i1.2361

Resumo

Projetos são utilizados cada vez mais para atingir objetivos de negócios, por isso a demanda por profissionais de projeto vem crescendo, assim como o interesse pelas competências a serem desenvolvidas. Este trabalho teve como objetivo traçar o perfil de competências para o trabalho com projetos, esperado dos alunos da área de ciências da vida ao final da graduação, e o perfil esperado do profissional de projetos pela perspectiva de profissionais de projetos da área de ciências da vida. O método utilizado foi o de estudo de caso com entrevistas, análise qualitativa do material coletado e das diretrizes propostas pelo MEC para os cursos de graduação de ciências da vida. Concluiu-se que algumas das competências essenciais para trabalhar com projetos deveriam ser desenvolvidas durante os cursos de graduação. As entrevistas chamam atenção para a importância de preparar o aluno de graduação para o trabalho com projetos, necessidade cada vez mais evidente. Ao comparar as diretrizes curriculares e o conteúdo das entrevistas, percebe-se a distância entre o que é proposto pelas diretrizes e o que é realmente ministrado na graduação da área de ciências da vida.

Biografia do Autor

Ana Lucia Figueiredo Facin


João Walter Saunders Pacheco do Vale


Marly Monteiro de Carvalho


Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-01

Como Citar

Ota-Tsuzuki, C., Facin, A. L. F., Pacheco do Vale, J. W. S., & de Carvalho, M. M. (2020). Análise do perfil de competências obtido em cursos de graduação em ciências da vida e o perfil de competências esperado do profissional de projetos. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 15(1), 129. https://doi.org/10.15675/gepros.v15i1.2361

Edição

Seção

Artigos