Implementação e continuidade do Ciclo PDCA: Um estudo de caso no setor metal mecânico

Autores

  • Sergio Possale
  • Jéssica Syrio Callefi

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v15i3.2572

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, PDCA, Ferramentas da Qualidade

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a implementação e a continuidade do Ciclo PDCA como forma de gerenciamento para a aplicação de melhorias em toda a linha de produção de uma empresa do setor metal mecânico. Este estudo de caso teve início com a identificação das principais não conformidades existentes ao longo dos processos produtivos. Em seguida, utilizando o PDCA, planejou-se diversas melhorias em todos os setores da fábrica que foram aplicadas com o intuito de atingir algumas metas estabelecidas. Através do monitoramento dos indicadores relacionados a qualidade e produtividade, constatou-se uma redução de 55% nos custos da empresa com não conformidades e também ganhos de produtividades em alguns setores chave. Todas as alterações nos processos foram documentadas, para que as padronizações permanecessem inseridas na cultura da empresa. Como principal contribuição, verificou-se que, após notar os resultados de diminuição de custos, a empresa autorizou a implementação do PDCA como uma de suas estratégias de qualidade, dando continuidade ao programa de Gestão da Qualidade da empresa.

Biografia do Autor

Jéssica Syrio Callefi


Referências

ABNT. NBR ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2015.

CAMPOS, V. F. TQC Controle da Qualidade Total no estilo japonês. 8. ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade – Conceitos e Técnicas. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

CARVALHO, M. M.; PALADINI, E.P. (Org.) Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.

COSTA, E.L. J. Gestão em processos produtivos. Curitiba: Ibpex, 2008.

HALL, P. Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

LONGO, M. T.; MORAES, K. K.; BARBOSA, P. P.; SANTOS, V. C.; RODRIGUES, G. J.. Aplicação do Ciclo PDCA e de Ferramentas da Qualidade em uma Empresa Produtora e Empacotadora de Alimentos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 36., 2016, João Pessoa. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2016.

MACHADO, S. S. Gestão da qualidade. Inhumas: IFG; Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

MENEZES, E.; SILVA, E. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.

PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

SLACK, N. et al. Administração da produção. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

TOLEDO, J. C. et al. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Possale, S., & Callefi, J. S. (2020). Implementação e continuidade do Ciclo PDCA: Um estudo de caso no setor metal mecânico. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 15(3), 155. https://doi.org/10.15675/gepros.v15i3.2572

Edição

Seção

Artigos