Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera.

Autores

  • Nuria de Camargo Vilodres
  • Natalia Rios Costa Centro Universitário SENAC
  • Ana Yumi Wakano Bezerra Centro Universitário SENAC
  • Simone Georges El Khouri Miraglia Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.284

Resumo

Uma das grandes causas do desequilíbrio na natureza, atualmente, é a poluição atmosférica, que afeta cada vez mais o ser humano. A poluição do ar pode ser definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades desse ar, afetando, ou podendo afetar, a “saúde” das espécies animais ou vegetais, que dependem ou tenham contato com essa atmosfera; ou mesmo, que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela. Assim, são abordados temas relevantes e relacionados ao respectivo objeto de estudo, como as fontes de poluição do ar, fixas (indústrias) e móveis (veículos); os efeitos nocivos que a poluição atmosférica acarreta na saúde pública e no meio ambiente; a legislação existente referente à poluição atmosférica e o estudo de caso específico, realizado no Parque do Ibirapuera. Resultados mostram que a inadequada qualidade do ar, em São Paulo, tem gerado diversos efeitos adversos na população, afetando, igualmente, a região do Parque do Ibirapuera, cujo sistema de informação não provê dados orientativos aos seus frequentadores, de forma a evitar os riscos a que estão sujeitos. Medidas de gerenciamento da qualidade do ar tornam-se fundamentais para o controle efetivo da poluição atmosférica.

Palavras-chave: Poluição atmosférica; Sistema de Informação; Parque do Ibirapuera.


Downloads

Publicado

2012-03-04

Como Citar

Vilodres, N. de C., Costa, N. R., Bezerra, A. Y. W., & Miraglia, S. G. E. K. (2012). Poluição Atmosférica: Análise sobre as medidas de controle da poluição atmosférica e o sistema de informação do Parque do Ibirapuera. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), 87. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.284

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)