A qualidade percebida em um Sistema de Segurança da Informação

Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella, Marcio Luiz Liduino de Mello

Resumo


Com a identificação da informação como um ativo cada vez mais importante, a sua proteção passou a ser estratégica
para as empresas. Este artigo estuda e mensura a percepção que os usuários têm da Qualidade de um
Sistema da Segurança da Informação. Foi utilizada para isto a escala SERVQUAL, seguindo a orientação de
Parasuramasn, Zeithaml e Berry, A metodologia empregada é a do método hipotético dedutivo e testa a hipótese
utilizando o t-student para pequenas amostras, com nível de significância de 5%. Uma amostra significativa
dos gerentes do Inmetro verificou que as percepções quanto à segurança da informação estão abaixo de suas
expectativas. Com os resultados encontrados por esta pesquisa, pode-se afirmar que existem diferenças entre as
percepções e as expectativas que os usuários têm da Qualidade de um Sistema de Segurança da Informação.

Palavras-chave: Qualidade; Segurança da Informação; Vantagem Competitiva.

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.302

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